quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Relação Sistemas Educativos e Sociedade

        O esquema tenta apresentar de uma forma simplificada a origem das mutações sociais e a necessidade dos sistemas educativos acompanharem evoluções.
É bem conhecida por todos nós a relação que existe entre a Ciência a Tecnologia e a Sociedade (CTS), bem como as relações que se estabelecem entre cada uma delas. Neste esquema apresento apenas as relações que a tecnologia e a ciência provocam na sociedade, transformando-a e alterando-a ao longo dos tempos – mutações sociais. É através da educação que é possível garantir o desenvolvimento humano no domínio das várias áreas.
    Um indivíduo adquire competências que o tornam capaz de progredir uma carreira profissional e/ou entrar na sociedade com capacidades de se ajustar às diferentes realidades através dos diferentes sistemas educativos começando pelo obrigatório, no sistema português, o Ensino Básico.
       Ora, com todos os avanços exponenciais da tecnologia e da ciência a que a sociedade está exposta, os sistemas educativos não só devem estar atentos às mutações sociais como, também, devem interagir de forma próxima com os avanços da tecnologia e da ciência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário