domingo, 25 de novembro de 2012

Modelo de Economia Capitalista e os Sistemas Educativos


A Evolução dos Sistemas educativos situa-se num processo acelerado de integração económica a um nível mundial, no qual se inclui a união europeia. Durante as últimas 5 décadas os sistemas educativos têm vindo a viver em função da economia, num modelo de economia capitalista. São as nações chamadas de industrializadas que lideram os principais fatores mundiais de crescimento: capital, ciência e tecnologia, trabalho qualificado, mercados de bens e serviços, concepção de gestão num modelo referenciado co o politicamente correto.
Este modelo trouxe consequências profundas para o sistema educativo nomeadamente: “ paradoxo de uma abundância de trabalho confrontada com a escassez de emprego; aumento da exclusão social e o agravamento da marginalidade e a lentidão na adaptação das instituições europeias aos setores de economia e sociedade. Estas consequências do modelo económico interferem diretamente com o futuro dos sistemas educativos, invocando uma análise/ reestruturação ou até mesmo substituição (como referiu Bill Gates) dos sistemas educativos tradicionais.
São várias as razões que levam à insatisfação deste modelo. A primeira diz respeito à contínua elevada faixa de insucesso na escolaridade básica nas sociedades consideradas desenvolvidas;  Baixos níveis de empregabilidade para indivíduos que possuem graus académicos elevados constituem também uma insatisfação, os limites do estado constituem uma condicionante para a gestão dos serviços educativos, por último, sendo a escola uma “esféra pública de ação comunitária”, esta não reflete a sua verdadeira natureza, pois, como refere Carneiro (1994):  “Nesta cidade democrática revigorada a regra do governo de maioria acolhe a natural expressão das minorias enquanto cada grupo minoritário aprende a conter os impulsos centrifugadores e fragmentários de se constituir necessariamente em nação soberana afirmada por oposição militante a todas as vizinhanças”.

Referências bibliográficas:
 CARNEIRO, Roberto; A evolução da economia e do emprego. Novos desafios para os sistemas educativos no dealbar do século XXI;1994.
CANÁRIO, Rui; A Escola e a Abordagem Comparada. Novas realidades e novos olhares.
Imagem retirada de:



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