segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os sistemas de Educação e Formação para a Europa do Conhecimento


Objetivos dos sistemas de educação e formação na Europa

A necessidade de formação de competências essenciais para a formação ao longo da vida prende-se com o facto dos sistemas de educação e formação terem de mudar perante os desafios da sociedade, quando nos referimos às mutações sociais que nela ocorrem  sendo esta uma sociedade do conhecimento e de globalização. Acreditando que é através da educação e da formação que um indivíduo se torna mais capaz, mais livre e mais humano.

O Conselho e a Comissão Europeia pretendem, através de alguns objetivos, dar resposta a todos os desafios da sociedade. “Assegurar a máxima qualidade na educação e na formação” permitindo que a Europa seja reconhecida, à escala mundial, como uma referência de qualidade nos seus sistemas educativos. Os sistemas educativos Europeus devem ser compatíveis para permitirem, p. ex., o intercâmbio de estudantes entre as várias instituições educativas da Europa,“ abrindo ao mundo exterior os sistemas de educação e formação”.

Os objetivos principais das competências essenciais para a formação ao longo da vida, baseiam-se naquelas que são as necessidades de adaptação, integração e inclusão na sociedade. Estas competências relacionam-se com as tecnologias de informação e a matemática, as ciências e a tecnologia. É através da identificação das preocupações e de objetivos comuns, da divulgação de boas práticas, e na avaliação, através da medição, dos progressos conseguidos que se percepciona a razoabilidade e o sucesso dos programas de formação em vigor. O programa de educação e formação de adultos, denominadado de (CNOS) Novas Oportunidades, foi um dos exemplos colocados em prática, em Portugal, para que indivíduos continuassem o seu processo de formação contínua, para a aquisição de competências essenciais para a vida, tendo também, como principal objetivo, o reconhecimento, a validação e a certificação de competências adquiridas com experiência profissional e pessoal, ao longo vida.


Referência Bibliográfica:

Jornal Oficial das Comunidades Europeias, 2002.

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