A construção de um Espaço Europeu de Educação constituiu,
como refere Dales (2008) uma grande desafio para os sistemas educativos. Ao
longo dos últimos tempos constataram-se algumas transformações: a um nível
político-económico e ao nível da organização, da implicação, da capacidade de
resposta e do valor atribuído aos sistemas educativos.
É através da educação que se tenta responder a um conjunto
de problemáticas apresentadas quer pela sociedade quer pelo estado. Os sistemas
educativos devem funcionar como “garantia de uma infra-estrutura para a
contínua acumulação e desenvolvimento económico, como a oferta de uma força de
trabalho de competências diversificadas; à manutenção de um determinado nível
de ordem de coesão social; e a legitimação das desigualdades inerentes ao
sistema”.
Os fins da educação estão inscritos num “conjunto de
categorias curriculares comuns”, no entanto, não existe uniformidade quanto ao
significado dessas categorias curriculares e à forma como devem ser colocadas
em prática. Ora, daqui podemos projetar uma “ arquitetura de mudança dos
sistemas educativos” tendo em consideração as mudanças e as exigências
necessárias para a eficácia da educação.
A
escola não consegue fazer aprender aos públicos atuais, sobretudo porque
persiste em aplicar um modelo de funcionamento arcaico.
(Gaspar e Roldão, 2007:139)
. Segundo Perrenoud,”...apesar das novas tecnologias, da modernização dos currículos, da renovação
das ideias pedagógicas, o trabalho dos professores evolui lentamente, pois
depende muito do progresso técnico; a relação educativa obedece a uma trama
bastante estável, e suas condições de trabalho e sua cultura profissional
estabelecem rotinas entre professores. Por isso, a evolução dos problemas e dos
contextos sociais não se traduz, ipso
facto, em uma evolução das práticas pedagógicas.”
Referências bibliográficas
- DALE, Roger (2008); “Construir a Europa através de um Espaço Europeu de Educação”
Revista Lusófona de Educação; 2008, 11, 13-30.
GASPAR, Maria Ivone;
ROLDÃO, Maria do Céu; (2007); Elementos
do Desenvolvimento Curricular; Universidade Aberta.
PERRENOUD, Philippe
(2002); A Prática Reflexiva no Ofício de
Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica; Artmed Editora.
http://www.google.pt/imgres?start=113&hl=en&tbo=d&biw=1192&bih=715&tbm=isch&tbnid=M-ijV8spGIhCHM:&imgrefurl=http://registrarism.wordpress.com/2011/11/16/europe-as-one-higher-education-space/&docid=l_BFRzG91fQ3_M&imgurl=http://registrarism.files.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário