domingo, 13 de janeiro de 2013

A construção de um Espaço Europeu de Educação


A construção de um Espaço Europeu de Educação constituiu, como refere Dales (2008) uma grande desafio para os sistemas educativos. Ao longo dos últimos tempos constataram-se algumas transformações: a um nível político-económico e ao nível da organização, da implicação, da capacidade de resposta e do valor atribuído aos sistemas educativos.
É através da educação que se tenta responder a um conjunto de problemáticas apresentadas quer pela sociedade quer pelo estado. Os sistemas educativos devem funcionar como “garantia de uma infra-estrutura para a contínua acumulação e desenvolvimento económico, como a oferta de uma força de trabalho de competências diversificadas; à manutenção de um determinado nível de ordem de coesão social; e a legitimação das desigualdades inerentes ao sistema”.
Os fins da educação estão inscritos num “conjunto de categorias curriculares comuns”, no entanto, não existe uniformidade quanto ao significado dessas categorias curriculares e à forma como devem ser colocadas em prática. Ora, daqui podemos projetar uma “ arquitetura de mudança dos sistemas educativos” tendo em consideração as mudanças e as exigências necessárias para a eficácia da educação.

A escola não consegue fazer aprender aos públicos atuais, sobretudo porque persiste em aplicar um modelo de funcionamento arcaico. (Gaspar e Roldão, 2007:139)

. Segundo Perrenoud,”...apesar das novas tecnologias, da modernização dos currículos, da renovação das ideias pedagógicas, o trabalho dos professores evolui lentamente, pois depende muito do progresso técnico; a relação educativa obedece a uma trama bastante estável, e suas condições de trabalho e sua cultura profissional estabelecem rotinas entre professores. Por isso, a evolução dos problemas e dos contextos sociais não se traduz, ipso facto, em uma evolução das práticas pedagógicas.”




Referências bibliográficas
- DALE, Roger (2008); “Construir a Europa através de um Espaço Europeu de Educação” Revista Lusófona de Educação; 2008, 11, 13-30. 
GASPAR, Maria Ivone; ROLDÃO, Maria do Céu; (2007); Elementos do Desenvolvimento Curricular; Universidade Aberta.
PERRENOUD, Philippe (2002); A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica; Artmed Editora.


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