terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As prioridades das políticas educativas e algumas reformas


Uma das prioridades das políticas educativas, e que não deixam de ser um desafio, consiste na melhoria da qualificação das competências da população Portuguesa. Estas prioridades foram apresentadas no referencial definido pela Estratégia de Lisboa.
Foram tomadas medidas nos vários níveis de ensino que passam, em alguns pela requalificação dos espaços (novos centros escolares) e pela proposta de actividades extracurriculares aos alunos, isto, no 1º Ciclo. Nos 2º e 3º Ciclos, as escolas apresentam planos de recuperação para os alunos, planos de leitura, percursos alternativos e aulas de substituição para os professores que faltam. Ao nível do Ensino Secundário pretende-se que os cursos sejam cada vez mais profissionalizantes, para que os alunos atinjam, mais facilmente, a meta dos 12 anos de escolaridade.
Outro elemento de mudança consiste na revisão dos mecanismos de gestão escolar e na forma como os professores exercem as suas actividades, contribuindo para isso, a avaliação de desempenho dos professores.

Referência:
Fichas síntese nacionais sobre os sistemas educativos na europa e
Reformas em curso – Eurydice. Junho 2009

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