Uma das
prioridades das políticas educativas, e que não deixam de ser um desafio,
consiste na melhoria da qualificação das competências da população Portuguesa.
Estas prioridades foram apresentadas no referencial definido pela Estratégia de
Lisboa.
Foram tomadas
medidas nos vários níveis de ensino que passam, em alguns pela requalificação
dos espaços (novos centros escolares) e pela proposta de actividades extracurriculares
aos alunos, isto, no 1º Ciclo. Nos 2º e 3º Ciclos, as escolas apresentam planos
de recuperação para os alunos, planos de leitura, percursos alternativos e
aulas de substituição para os professores que faltam. Ao nível do Ensino
Secundário pretende-se que os cursos sejam cada vez mais profissionalizantes,
para que os alunos atinjam, mais facilmente, a meta dos 12 anos de
escolaridade.
Outro elemento
de mudança consiste na revisão dos mecanismos de gestão escolar e na forma como
os professores exercem as suas actividades, contribuindo para isso, a avaliação
de desempenho dos professores.
Referência:
Fichas síntese nacionais sobre os sistemas
educativos na europa e
Reformas em curso – Eurydice. Junho 2009
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